quinta-feira

O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE - Dia a dia no Oriente Médio

Recentemente, ficamos sabendo de um ataque israelense contra embarcações que levavam ajuda a árabes da Faixa de Gaza. Pouco antes do recesso de julho, a gente tentou entender, em sala de aula, por que existe essa briga entre árabes e judeus de Israel. Se vocês repararem bem no mapa abaixo, a guerra acontece em uma parte da península arábica, região em que o islamismo (religião da maioria dos povos árabes) já havia se espalhado, desde o século VII.

Bom, parte dessa região onde vivem os árabes foi destinada à construção de um país judeu (Israel), logo após a segunda guerra mundial. Durante a segunda guerra mundial (que vocês vão entender melhor na oitava série), os judeus foram duramente perseguidos e exterminados por Hitler, presidente da Alemanha. Sei que alguns de vocês assistiram "O menino do pijama listrado". Esse filme mostra todo esse processo de perseguição e extermínio que os judeus sofreram. Essa perseguição foi um dos motivos da criação desse país, Israel.
Mas não podemos esquecer que a área destinada para a criação desse país judeu, Israel, já estava ocupada pelos árabes. Quando se ocupa uma área que já tem gente, a chance de haver conflitos é muito grande!
Pra complicar tudo ainda mais, ao longo de vários anos, Israel foi aumentando seu tamanho através de várias guerras contra os árabes. Isso faz a gente perceber que esse país judeu, Israel, possui uma superioridade militar em relação aos árabes que vivem na região.




Mas, e hoje em dia? Já está tudo resolvido? O que pudemos ver, nas nossas aulas, e com o filme "Promessas de um mundo novo" é que não há nada resolvido não... Israel continua atacando árabes (principalmente aqueles que moram na região mostrada acima, chamada Faixa de Gaza). Muitos civis (aqueles que NÃO são soldados) árabes morreram nos últimos anos, inclusive crianças... Vocês lembram que o filme "Promessas de um mundo novo" mostrava crianças tentando atacar com pedras os soldados israelenses armados com metralhadoras?? Quem será que leva vantagem em uma briga dessas hein?

Por causa dessas ações de Israel contra os árabes da Faixa de Gaza e de outros locais, muitos artistas têm se manifestado. As imagens abaixo, por exemplo, são um protesto contra a construção de um muro construído por Israel para cercar terras árabes.


Não é só com a construção de muros que Israel vem cercando os árabes. Toda vez que um árabe deseja sair de um campo para refugiados, por exemplo, ele é obrigado a passar por policiais do exército israelense. E, muitas vezes, ele não consegue passar por essa barreira. Vocês lembram, no filme "Promessas de um mundo novo", como era difícil para aquela família árabe visitar o pai, que estava preso? Muitas vezes, até os próprios israelenses criticam a ação de seu governo. Yoni Goodman, que é israelense, ajudou a criar a animação abaixo, que tenta mostrar ao mundo como alguns árabes estão presos em seu próprio território, misturando cenas reais com desenhos.



Outra ação de Israel que está sendo criticada no mundo inteiro é o fato de Israel atacar civis, inclusive crianças. Veja o que essas outras imagens tentam mostrar:

(ilustrações: Latuff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário