quarta-feira

Civilizações pré-colombianas

Por que chamamos os maias, astecas e incas de "civilizações pré-colombianas"?
Você sabe o que há de comum entre essas civilizações? E o que as diferencia dos povos indígenas que viviam ou vivem no território que hoje é o Brasil?
Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente americano (América do Norte, América Central, América do Sul).
Bom, os incas e os astecas constituiram grandes impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões de pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos).
Os maias desenvolveram um complexo sistema de escrita, como podemos ver na imagem abaixo.




Além da escrita, os maias desenvolveram a astronomia e um calendário muito preciso (mais preciso que o dos gregos antigos, por exemplo...). Um dos "incentivos" para esse desenvolvimento foi o forte temos que os maias tinham que o mundo pudesse acabar! Uma forma de apaziguar os deuses maias (e isso também valia para os astecas) era realizar sacrifícios. O fumaça resultante da queima de sangue era vista como um canal de comunicação entre os maias e os deuses.
O império inca, que se desenvolveu na América do Sul também desenvolveu uma forma de registrar dados (como por exemplo, o número de habitantes do império, quantidade de alimentos produzidos, valor de impostos a serem pagos, etc). Tudo isso era registrados através dos quipos (ou quipu). A posição do nó, o tamanho do nó e a cor do barbante significavam o tipo de informação e os diversos valores relativos a essas informações. Veja exemplos de quipos abaixo:

O comércio entre os maias e também entre os astecas era muito desenvolvido. Abaixo vemos um mural situado na Cidade do México (que um dia já foi Tenochitlán, capital do império asteca) e que representa o dia a dia dos astecas



Quando os espanhóis chegaram à América, Montezuma era o imperador asteca... no império asteca, os filhos dos camponeses, dos artesãos, dos nobres (enfim, de qualquer classe social) podiam frequentar a escola.
Essas três civilizações construíram pirâmides. Algumas delas existem até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário